sexta-feira, 18 de junho de 2010

INSTANTÂNEOS COM LEGENDA.

Domingo à tarde Shopping cheio, tenho mais ou menos duas horas livres para esperar. Estamos no final de Novembro e o Natal se aproxima. Vou procurar uns livros enquanto espero, mas detesto Shopping cheio. No caminho entre uma e outra livraria começo a prestar atenção nas pessoas. Vou registrando os tipos que passam por mim. Sinto falta de minha camera, procuro um banco, sento e começo anotar.

Um senhor já com uns setenta anos, arrastando um andar cansado com o corpo meio tremulo. Os cabelos tintos de um negro profundo, antinatural até para um garotão, emolduram um olhar de fauno velho.

Uma gordinha que verifica seu peso em uma dessas balanças computadorizadas. Esperando talvez um milagre ou alguma benevolência da informática.

Dois amigos dormem sentados em um banco. Usam bermudas brancas e sapatos tênis. O mais velho é gordote tem cabelos grisalhos e um bigode fino que em 1950 já estava fora de moda. Usa camiseta sem mangas de uma grife jovem. O outro, mais moço nas rugas mas já careca, usa um cavanhaque e ostenta orgulhosamente uma camiseta do Mickey Mouse.

Em uma pequena mesa um casal beija-se com paixão, completamente alheio ao burburinho do Shopping e ao intenso cheiro de frituras da praça da alimentação. N a mesa em frente duas crianças olham com indiferença.

ATENÇÃO MARIA GABRIELA, COMPAREÇA ADMINISTRAÇÃO DO NÍVEL AMÉRICAS, LEO AGUARDA.

Morena bonita e sozinha, cabelos compridos e ondulados, desfila com um vestido preto muito curto. Por baixo um short mais curto anda deixa de fora a dobrinha que separa a coxa da bunda.

Família completa toma café no quiosque. O garoto tem de uns treze anos e pede um café com creme. A garçonete capricha no chantilly. Os olhos do menino brilham de alegria enquanto ele vai desmanchando o morrote de creme com a colher.

Moça com corpo bonito, saia curtinha e blusa amarrada nas costas nuas até a cintura. Queimada de sol sem a marca do biquini. Aperto o passo para ver a moça de frente e verificar se o namorado a merece. Existe uma estatística que comprova: geralmente namorado de mulher bonita tem cara de bobão. Falhou, o cara é boa pinta, parece o Montanaro aquele que jogava vôlei na seleção. Ah! A moça fotografa muito bem também de frente.

Menina pretinha com os cabelos presos como Maria Chiquinha, fascinada com a escada rolante que ela não sabe pilotar direito, escorrega e quase cai.

Um pai ajeita o filho perto de uma arvore de Natal para sacar uma foto. O garoto estufa o peito magro e faz pose. O pai segura a máquina com firmeza com jeito de fotógrafo. Pena que a mão esquerda está obstruindo a janela do flash e vai sair tudo escuro. Agora fico pensando se deveria ter avisado.

ATTENTION MR. JOHN BAKER, GO TO ADMINISTRATION ON SECOND FLOOR, MARIA CLARA IS WAITING.

Coitada da Maria perder o John naquele tumulto!

Outro pai em êxtase frente a um monitor que mostra a pose a ser estampada na camiseta da filhota.

Homem branco, idade presumível 45 anos e barba por fazer. Cabelos ralos mas compridos presos em um rabo de cavalo sem ver shampoo há algum tempo. Muito magro as bermudas deixando de fora duas pernas finas. Usa óculos e camiseta sem mangas onde se lê: Balet Municipal de Recife.

Um casal bem vestido e olhar meio espantado, evidentemente fora do rally.

Senhor grisalho, camisa aberta no peito e barriga debruçando-se sobre o cinto. Correntes e pulseiras de ouro em profusão. Parece policial ou bicheiro. A reboque mulata de formas opulentas.

Morena magrinha com seios imensos, tudo enfiado em uma roupa negra justíssima, se achando um tesão.

Preto magro segurando o filho com uma mão e na outra levando um balão de gás prateado em forma de coração. A mulher gorda já está com um ar cansado.

Garoto de uns doze anos, estreando um par de óculos escuros novos, cara de palhaço.

Rapaz gay, moreno, cabelo bem baixo na parte de cima e raspado com máquina zero nas laterais. Colar de contas brancas no pescoço. Todo de preto, camiseta, calça tipo jeans de boca estreita e botinha. Carrega uma bolsa de compras a tiracolo e também está se achando um tesão. Deve ser irmão da morena aí de cima.

Casal de meia idade tomando um sorvete de casquinha. Ele tem todas as características de um turista americano. Será que a Maria Clara achou finalmente o John?

Moça loura muito vermelha queimada de sol. Cabelos cortados muito curtos, seios belíssimos querendo sair do corpete estreito.

Outra família, ele gordo com bermudas caqui escorregando pela cintura abaixo e necessitando de constantes ajustes. Camiseta branca com o emblema do Flamengo na altura do coração. Ela cheinha, metida numa calça de lycra amarelo dourado, carregando o mais moço no colo que por sua vez está atracado com um balão verde. O mais velho veste orgulhosamente uma camiseta de alças com as cores do Rubro-Negro é claro.

Fila no banheiro feminino.

Passo por um espelho e sorrindo já penso no meu final: senhor de camisa polo e calça jeans sentado num canto anotando sabe-se lá o que.

Rio de Janeiro, 24 de Novembro de 1995

2 comentários:

  1. Ah...

    Mais uma descoberta: gostamos de espiar os tipos nas ruas e lugares.

    E não somente espiar, mas cogitar, anotar, descrever...

    Tinha esse hábito quando fazia minhas caminhadas matinais pela orla da zona sul: colecionava tipos que anotava numa cadernetinha, rs...

    Gostei dos seus! Um dia reencontro os meus para mostrá-los a você.

    :-))

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Zé, e com boas risadas!

    Além de me inspirar nas fotos, agora vc também me inspira nas palavras.

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir