terça-feira, 14 de setembro de 2010

A FOTO



Lá vão os dois atravessando a avenida. Ele veste um bermudão escuro que acentua as pernas muito finas e os pelos enrolados em pequeninos caracóis. Camisa comprida e larga, de mangas curtas, aberta na frente. Ela usa uma saia curta preta e amassada. A blusa de malha floreada mal cobre os seios já meio caídos apesar da pouca idade. Cabelo manchado e maltratado. Parece que dormiram sob alguma marquise ou banco de praça. Riem, estão felizes.

Enquanto observo a dupla já chequei a câmera e componho mentalmente algumas possibilidades. A luz já esta muito dura, a manhã encaminha-se para o final, nada se encaixa. Desisto.

Ela vem na minha direção, me olha nos olhos e diz:

Tira uma foto minha...

A voz é macia e suave, meio lânguida. Não é um pedido, não é uma ordem. É uma necessidade de afirmação, de aparecer talvez... Não, na verdade é um convite...

Claro, respondo já me virando com a câmera pronta.

Enquanto rapidamente ajeito o corte para um retrato, percebo com o outro olho o preparativo da pose. Ela empina a bunda para trás e o tecido grosseiro da saia sobe junto formando um bico. Desentorta a coluna e respira fundo. Os seios crescem, enchem a blusa e ficam bonitos... Os olhos semicerrados os lábios entreabrem e umedecem sensualmente... Fundo ruim, gente passando, tento tirar o que não é ela... O importante é aquela expressão aquele olhar! Disparo.

Endireito meu corpo automaticamente e fico esperando o tradicional agradecimento. E nada, ela está parada. Começo a andar devagar, também meio sem saber o que fazer, então me volto para agradecer aquele momento mágico, aquele nosso flerte relâmpago. Ela ainda me olha meio embevecida, meio largada, solta e feliz. Faço um sinal com o polegar para cima. Ela vira a cabecinha, como na foto, e coquete me fala, meio abafada pelo vento sudoeste que começa a entrar.

Guarda de recordação tá bom...

Guardo sim minha querida musa, guardo sim.

Jose Carlos Filizola, abril de 2005

2 comentários:

  1. Menino...

    Que interação, ufa!

    Cheguei a perder o fôlego com a descrição do retrato.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Zé! A luz é linda, e fico pensando que sensações se escondem ou se revelam naquele olhar. Cada fotografia tem sua história. Conte mais...

    bjs

    ResponderExcluir